Main menu

A perda auditiva é uma das condições mais comuns que afetam pessoas do mundo todo. A maioria das pessoas acabam procurando ajuda depois de muitos anos convivendo com o problema, e isso não deveria ocorrer desta forma. Além dos desafios de comunicação, a perda auditiva não tratada tem efeitos emocionais que podem roubar os momentos mais felizes da vida.

Como a perda auditiva afeta suas emoções

Os efeitos psicológicos da perda auditiva não tratada tanto para crianças quanto para adultos podem incluir explosões crescentes de raiva, baixa autoconfiança, frustração, constrangimento e depressão. Os adultos podem experimentar períodos de tristeza e luto à medida que diminuem sua capacidade de ouvir. Eles também podem se sentir mais fatigados, já que a luta para ouvir e entender pode ser fisicamente exaustiva.


Quando não tratada, a perda auditiva pode afetar:


Comunicação
-   Adultos com perda auditiva têm dificuldade em participar plenamente de conversas no trabalho, em casa e em situações sociais. As crianças com perda auditiva, especialmente aquelas com menos de seis meses, têm dificuldade em aprender habilidades linguísticas importantes que as crianças (sem problemas de audição) aprendem ouvindo a língua falada pelos membros da família.


Interação social
- A perda auditiva progride lentamente e, com o tempo, as pessoas que sofrem deste problema, tendem a começar a se afastar de situações sociais que se mostram muito desafiadoras. Isso pode significar evitar o happy-hour depois do trabalho com os colegas, acabar com o jantar em família ou deixar de lado o jogo semanal de cartas com os amigos. Todas essas coisas juntas podem levar ao isolamento e a solidão.


Renda
-  De acordo com um estudo recente, a perda auditiva não tratada afeta a produtividade, o desempenho e o sucesso na carreira da pessoa com problemas de audição. Quando os profissionais que trabalham duro sentem a falta de confiança que pode advir de não poderem contribuir durante as reuniões, ouvir claramente as instruções importantes do chefe ou entender tudo o que foi dito em uma conferência por telefone, isso pode levar a sentimento de insegurança. Esses sentimentos podem impedir que você perceba seu verdadeiro potencial no trabalho.


Relacionamentos familiares
-  Crianças com perda auditiva podem ter problemas para articular seus sentimentos, o que torna a comunicação frustrante para os familiares. Os adultos podem sentir que não estão sendo ouvidos e se tornam isolados e deprimidos. Os familiares que têm entes queridos com perda auditiva não tratada dizem que às vezes experimentam sentimento de frustração, aborrecimento e tristeza. Tudo isso coloca uma pressão sobre a família e os relacionamentos amorosos.


Como parar os efeitos emocionais da perda auditiva

A perda auditiva é uma condição médica bem compreendida para a qual existem soluções há anos. Tratar sua perda auditiva começa com um teste abrangente para determinar a gravidade da perda e o tipo. Os aparelhos auditivos são a melhor solução para problemas de perda auditiva. Se você suspeita que tenha perda auditiva, procure um especialista nas unidades da Audifone.

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta
das 8:30h ás 17:30h 
Sábado das 8:30h ás 12:00h

Rua: da Glória, 297 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Tel: 41 3352-2611
WhatsApp: 41 8527-7680 / 41 9628-8421

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi