Main menu



Milhares de pessoas no mundo todo tem algum grau de perda auditiva.

As principais causas são fatores hereditários, exposição ao ruído, trauma e doenças da orelha. E, claro, o fator idade.

Pessoas tem uma tendência a pensar que perder a audição é uma parte inevitável do envelhecimento, e que não deixa de ter certa fundamentação valida, é verdade! A medida que envelhecemos, nossa audição tende a piorar.

Mais de 40% das pessoas com mais de 50 anos têm algum grau de perda auditiva, aumentando para 70% das pessoas com mais de 70 anos.

A boa notícia é que há coisas que você pode fazer para diminuir os efeitos disto. A má notícia é que existem consequências potencialmente graves se você optar por ignorar a perda de audição, incluindo nisto, um risco aumentado de demência.

Existem sinais de que você está tendo problemas de audição?

Embora os aparelhos auditivos sejam muito mais discretos e eficazes do que costumavam ser, muitas pessoas ainda estão relutantes em usá-los.

Outra razão pela qual muitas pessoas não recebem tratamento é porque eles simplesmente não percebem que sua audição está em declínio.

Estudos surpreendentemente mostram que é complicado detectar perda de audição gradual, pois nossos cérebros são muito bons em compensar, então não estamos conscientes de quanto perdemos até que a situação esteja bastante avançada.

Os sinais de aviso mais comuns que você pode estar perdendo audição incluem:

  • ter a TV muito alta;
  • esforçando-se para seguir as conversas;
  • não perceber chamadas de telefone ou ter dificuldade para ouvir a campainha da porta;
  • negar que você tenha um problema!

Especialistas dizem que uma das maneiras pelas quais as pessoas superam o problema da perda de audição é confiando em um de seus outros sentidos: a visão.

Especialistas pensavam que um espaço dedicado do cérebro fazia a audição, e um bit separado fazia a visão, e só depois era essa informação juntada.

Agora, esses estudiosos acreditam que na verdade há informações cruzadas entre os sentidos em um estágio inicial e pode ajudá-lo em situações difíceis, como ouvir em um restaurante ruidoso.

"Ser capaz de ver um movimento da boca ou ver gestos pode permitir que você puxe ou selecione a fala ou a voz dessa pessoa dentre uma mistura sonora - do barulho - de forma mais eficaz" - especialistas podem garantir que a tese e valida!

O que você pode fazer para ouvir melhor

  • se você estiver com outras pessoas, coloque-se ou se posicione no meio do grupo;
  • tenha a luz atrás de você, para ajudá-lo a ver o rosto da outra pessoa claramente;
  • peça às pessoas para encará-lo quando estão falando com você e sobre tudo que não cubram suas bocas.

Os efeitos da perda de audição sobre habilidades cognitivas e memória podem ser bastante profundos.

Mas o encorajador é que, se você corrigir a perda de audição, você pode evitar o declínio cognitivo acelerado. Um estudo recente de pesquisadores, que comparou a intervenção com não intervenção, mostrou isso com bastante clareza.

Então, embora não haja cura para a perda auditiva relacionada à idade, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar as coisas.

A mensagem importante aqui é: se você acha que a sua audição está se deteriorando, não demore. Obtenha ajuda do seu médico que deve ser capaz de descartar quaisquer causas temporárias e encaminhá-lo para um teste de audição, se você precisar.

Conte com a equipe AUDIFONE para uma avaliação, e veja como nossos aparelhos auditivos podem mudar sua vida!

 

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta
das 8:30h ás 17:30h 
Sábado das 8:30h ás 12:00h

Rua: da Glória, 297 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Tel: 41 3352-2611
WhatsApp: 41 8527-7680 / 41 9628-8421

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi