Main menu



Se você está pronto para enfrentar sua perda de audição não tratada de uma vez por todas, você pode ter muitas perguntas sobre o processo. Uma das perguntas mais frequentes que recebemos na AUDIFONE é se dois aparelhos auditivos são ou não melhores do que um. A resposta é curta: "sim".

Usar dois aparelhos auditivos faz tanto sentido quanto usar dois sapatos.

Nosso sistema auditivo é composto por nossos dois ouvidos, nossos nervos auditivos e o cérebro, e todas as peças trabalham juntas para decodificar os sons que ouvimos, entender a fala e prestar menos atenção ao ruído de fundo. Usar dois aparelhos auditivos, faz sentido intuitivo. Afinal, duas lentes corretivas em seus óculos de leitura são melhores do que apenas uma. Dois sapatos são melhores do que apenas um. Ser capaz de ouvir com os dois ouvidos como a natureza pretendida com o uso de dois aparelhos auditivos parece certo se você tiver uma perda de audição em ambos os ouvidos.

Durante décadas, a pesquisa no campo da ciência auditiva apoiou a ideia de senso comum de usar dois aparelhos auditivos. Aqui estão algumas razões convincentes para equipar-se com um par de dispositivos em vez de apenas um.

Usa-o ou perde-o

Você provavelmente conhece uma das melhores maneiras de manter seu corpo saudável e em bom estado de funcionamento é usar isso - isso significa fazer exercícios regulares, subir as escadas em vez do elevador e fazer seus passos para o dia. Por outro lado, quando não nos movemos e usamos nossos músculos, eles tendem a enfraquecer e podem até se atrofiar ao longo do tempo.

Mesmo que seus ouvidos não sejam músculos, privá-los de som pode fazer com que as vias do nervo auditivo e os centros associados no cérebro sejam menos efetivos na decodificação do som à sua volta. Compreender o discurso, particularmente na presença de ruído, fica mais difícil mesmo quando o som é alto o suficiente para você ouvir. Ouvir os profissionais de saúde chamam isto de privação auditiva.

Usar dois aparelhos auditivos significa que cada orelha recebe o estímulo necessário para manter o desempenho máximo. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Audiology analisou as habilidades de reconhecimento de palavras de pessoas equipadas com um aparelho auditivo versus dois. Os pesquisadores descobriram que um número significativamente maior de indivíduos do estudo usando apenas um aparelho auditivo sofreu um declínio no seu reconhecimento de palavras em comparação com aqueles que estavam utilizando dois aparelhos auditivos. Ou seja, aquele que usava somente 01 aparelho, compreendia menos palavras do que aquele que usava 02 aparelhos.

Claro como cristal

Algumas pessoas ao adquirir um aparelho auditivo, tem problemas em ouvir em níveis normais, ou mesmo que você possa ouvi-lo, o som não é claro. Isso pode significar que a pessoa tem dificuldade em entender o que os outros estão dizendo, especialmente se houver concorrência de ruído de fundo. Compreender o discurso é o fundamento de uma boa comunicação, portanto é fundamental que essa pessoa procure tratamento com especialista.

A pesquisa mostrou que usar dois aparelhos auditivos faz uma conversa mais clara, possibilitando uma melhor compreensão do som. O estudo concluiu uma melhora acentuada na qualidade do som e na clareza e nas melhores pontuações de teste de discriminação de fala para sujeitos que estavam com problemas auditivos nos dois ouvidos.

Aproveitando ao máximo a amplificação

O uso de dois aparelhos auditivos fornece soma binaural. De acordo com a Enciclopédia de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a soma binaural é quando um ouvinte percebe maior intensidade (volume) de som quando ambas as orelhas são apresentadas com um estímulo ao mesmo tempo em comparação com a audição do estímulo na única orelha. Esse fenômeno também está associado a uma capacidade aprimorada para discriminar frequências e melhorar a compreensão da fala com ruídos ao fundo ou em total silêncio.

Ter uma percepção aumentada de volume ao usar dois aparelhos auditivos faz valer a pena o seu investimento, garantem os especialistas. Nenhum dos seus dois aparelhos precisará ter a trabalho dobrado, em relação um único aparelho. Isso pode ajudá-lo a economizar baterias de aparelhos auditivos, outro bom motivo para utilizar dois aparelhos, esta em relação ao tamanho do dispositivo, você poderá optar em escolher um tamanho menor mais discreto, pois não será necessário tanto poder.

Melhor localização de som

Desde o momento em que nascemos e aprendemos a virar a cabeça na direção da voz da nossa mãe, aprendemos a aperfeiçoar essa habilidade. Não só encontrar a fonte do som útil na vida cotidiana, pode ser uma importante consideração de segurança. Saber onde essas sirenes de ambulância estão em relação ao seu carro ajuda você a saber quando e onde pode dar passagem para permitir que veículos de emergência transitem rapidamente.

Nossos dois ouvidos trabalham em harmonia delicada para facilitar a localização, e as pessoas que têm surdez unilateral podem atestar ter dificuldade com essa habilidade. O Dr. Francis Kuk escreve na revista Hearing Review que, para melhorar a localização, o primeiro requisito é a indicação binaural de usar dois aparelhos auditivos.

Então o que você está esperando?

Se você não tem certeza se precisa ou não usar dois aparelhos auditivos (ou mesmo um), encontre um profissional de saúde auditivo em nossas unidades. Eles lhe darão uma prova de audição completa e fornecerão o melhor conselho para como voltar a escutar melhor.

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta
das 8:30h ás 17:30h 
Sábado das 8:30h ás 12:00h

Rua: da Glória, 297 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Tel: 41 3352-2611
WhatsApp: 41 8527-7680 / 41 9628-8421

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi