Main menu

Pesquisadores sugerem que a ingestão de bebidas alcoólicas é capaz de abafar a audição temporariamente.

Eles sugerem ainda que o álcool influencia principalmente na diferenciação do som de conversas, ou seja, na audição das frequências menores, que são necessárias para a diferenciação do som da fala dos demais sons.

Danos auditivos causados por álcool

O teste foi feito com 30 voluntários saudáveis com idade entre 20 e 40 anos. Os foram instruídos a ingerir uma determinada quantidade de álcool e posteriormente foram submetidos a testes de audiometria (este teste também foi realizado antes dos indivíduos ingerirem o álcool).

Nos indivíduos onde a ingestão de álcool foi igual ou superior a 30ml, um segundo teste foi realizado. Os que mais beberam nos testes, são os que ficaram com a audição alterada. Como todos os voluntários recuperaram sua audição em aproximadamente uma semana, os resultados da pesquisa levam a crer que os efeitos do álcool sobre o sistema auditivo são temporários. Entretanto, o consumo regular de álcool pode alterar permanentemente a audição e os danos irreversíveis só acometem os indivíduos que fazem uso crônico do álcool.

Danos auditivos

Os resultados encontrados demonstram que há uma associação positiva entre o álcool e a perda auditiva na maioria das frequências sonoras. Os maiores danos auditivos foram observados nas frequências mais baixas, sendo que em 90% dos casos, eles foram notados em três ou mais frequências.

Segundo os pesquisadores, o álcool é nocivo ao sistema auditivo, afetando principalmente a frequência de 1000 Hz, que é a frequência de discriminação da voz. Há relatos também de que se uma mulher ingerir grandes quantidades de álcool durante a gestação, o bebê poderá nascer com problemas auditivos.

Fonte: www.dgabc.com.br

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta
das 8:30h ás 17:30h 
Sábado das 8:30h ás 12:00h

Rua: da Glória, 297 - Centro Cívico, Curitiba - PR
Tel: 41 3352-2611
WhatsApp: 41 8527-7680 / 41 9628-8421

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi